terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Segundo e Terceiro Dias

Vou enviar os textos que escrevi nas noites anteriores, mas só consegui mandar agora, no intervalo do almoço, enquando tomo meu suco de cranberry.

-------------------------------------------------------------------------------------

Dia 11 de janeiro

Hoje, acordei cedo (por volta das 9 da manhã, apesar de não ter dormido muito bem) e fui para o Sony Center na Potsdamer Platz onde havia internet de graça... Lá tomei meu café da manhã e usei a internet. Lá, havia andado pela Unter der Linden como disse no post anterior. Em seguida voltei para o apartamento onde um instrutor do curso me guiaria para a universidade. Há 9 alunos (contando comigo) do FUBiS (programa em que estou) nesses apartamentos. Conheci, destes, 6, dois brasileiros, um russo, duas argentinas e dois australianos. A instrutora que nos guiou chama-se Wilma (depois descobri que todo o staff do FUBiS, com exceção ao fundador, é composto por mulheres!). Logo cheguei a Freie Universität Berlin, onde estudarei ao longo desse mês. Lá, primeiro recebi alguns materiais e tive que assinar alguns papéis referentes à moradia e ao recebimento de um “troco”, que havia pago a mais na matrícula. Depois, foi realizada uma palestra onde foram dadas instruções sobre os cursos (para quem não sabe, estou realizando um curso de alemão e outro de cinema). A seguir ocorreu um coquetel, onde havia boa comida (arroz, peru, frango e lasanha de vegetais) e boas sobremesas (uma espécie de caldo de frutas vermelhas que se come com sahne, um creme que parece sorvete de baunilha derretido e também um mousse de chocolate). Durante o coquetel, conheci várias pessoas (a grande maioria brasileiros!! Em torno de 20, a maioria de Belo Horizonte, seguida por São Paulo). Havia gente de diversos lugares (são 77 alunos), sendo que a maioria era de latino-americanos, australianos e coreanos. Saímos depois, um grupo de brasileiros e mais um canadense, com destino a um bar perto da Potsdamer Platz... Lá fiquei até por volta das 9 horas e depois retornei ao apartamento com uma brasileira, que também mora num dos apartamentos do bloco. Em seguida escrevi esse texto (termino por volta das 10 e meia).

------------------------------------------------------------------------------------

Dia 12 de janeiro

Acordei por volta das 7 da manhã (ainda estava escuro e muito frio, por isso é difícil acordar). Às 8, encontrei o grupo do meu apartamento que iria para a faculdade. Chegamos na estação Thielplatz, que era o ponto de encontro, através de um S-Bahn e de um ônibus. Num prédio próximo seriam realizadas as entrevistas para as aulas de alemão. Logo, fiz minha entrevista e achei que fui suficientemente bem. Depois, fui fazer o Campus Tour, um tour pela universidade, que é composta por diversos prédios e casas, como se fosse um pequeno bairro (porém, não há um muro em volta como na USP). Conheci vários lugares, como a biblioteca (não tive tempo de ir ainda), a sala de computação (com muitos computadores muito novos, com telas gigantes!) e o Mensa. O Mensa é o restaurante da universidade, o “bandejão”, onde qualquer um pode comer, porém os alunos tem desconto. São muitas opções de comida, com você pagando pelo que quiser (desde comida vegetariana até sanduíches e salsichas). Comi batatas, arroz (!) com legumes, dois pedaços de enrolado de frango com brócolis com molho de pimenta e mais um ice tea de 500 ml por 5 euros!! Não é tão caro quanto eu imaginava. Em seguida, fui receber os resultados da entrevista, onde fui qualificado no nível que queria, o nível 2. Logo depois tive uma pequena aula de alemão. A professora parece ser boa e, apesar de já ter visto alguma parte do conteúdo, eu precisava ter uma revisão disso. Ao fim da aula, fui com alguns colegas até a coordenadora do programa que nos indicaria alguma loja onde pudéssemos encontrar coisas para comprar. Passei, junto com eles no dormitório em que estão (ainda bem que vim para os apartamentos individuais, pois são muito melhores!!) e segui em direção à loja. Ela fica num centro comercial novo, próximo da faculdade numa rua chamada Schlossstrasse. Lá, meus colegas iriam comprar um celular e compraram na primeira loja que viram por 50 euros. Eu fui para uma outra loja, maior, e encontrei um por 19 euros, mas o vendedor não quis me vender, dizendo que eu precisava de um comprovante de moradia. Depois eu volto lá. Mas não voltei de mãos vazias, já que comprei o meu overcoat que irei usar hoje mais a noite, quando for para o concerto da West-Eastern Divan Orchestra, com a regência de Daniel Barenboim, na ópera estatal de Berlim. Voltei correndo, pois tinha que falar com o “Hausmeister”, zelador do prédio, para assinar alguns papéis e pegar as chaves que dão acesso a outros lugares do prédio, como a lavanderia. Daqui a pouco, como disse, vou sair para o centro novamente.

-------------------------------------------------------------------------------------

Só finalizando, o concerto foi muito bom, mas tive que sair na metade, pois caso contrário, perderia o último trem. Teve um contexto político, havendo uma espécie de manifestação na porta do teatro contra a guerra no Oriente Médio (tava sendo transmitido pela tv). Me lembrem depois de contar a história do Hausmeister, que ela até que é bem engraçada, pois agora tenho que ir para aula.

PS: talvez hoje compre meu celular e aí vai ficar mais fácil falar comigo

4 comentários:

  1. Du,
    Que bom vc ter assistido (pelo menos uma parte) ao concerto da West-Eastern Divan Orchestra. Sempre que puder, una o util ao agradavel !! Continuamos lendo seus relatorios que são sempre motivos de muita alegra ...
    Tia Mi

    ResponderExcluir
  2. xDDD bom, para compensar a falta de um guia no primeiro dia, a recepcão na faculdade foi bem mais calorosa né?? Espero que vc se divirta bastante!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Edu

    Concerto com regência do Daniel Barenboim? Gostaria de estar aí tb!

    Antes de comprar o telefones, verifique quantos eles cobram para ligações originadas de outros países, uma vez que vc vai para outro país logo.

    Tinha algum castelo, próximo ao centro comercial? 8P

    Jorge e Missae

    ResponderExcluir

Escreva o que quiser sobre o blog, ou não